Caderno Pedagógico Coleção Marcha Criança

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Os Anos Inicias do Ensino Fundamental como Segmento Alfabetizador

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) prevê que o processo de alfabetização da criança deve ser concluído ao final do 2º ano do Ensino Fundamental. No entanto, isso diz respeito à apropriação do sistema de escrita, ou seja, a aprendizagem da relação entre grafemas e fonemas.


A alfabetização em seu sentido mais amplo, também chamada de letramento, envolve não apenas o domínio da "tecnologia" da língua escrita, mas também fazer uso dela nas práticas sociais.


Ao mesmo tempo em que ensina aos seus alunos as letras e o som que cada uma representa, o professor deve envolvê-los em práticas reais de leitura e escrita. Sendo assim, os Anos Inicias do Ensino Fundamental se fazem segmento alfabetizador, já que a prática do letramento é aprofundada a cada ano de acordo com as demandas dos estudantes.

Você vai ler:

  • O ingresso dos alunos no Ensino Fundamental, a transição entre Educação Infantil e Anos Iniciais;
  • Alfabetização como dever de todas as áreas e componentes curriculares e em todos os anos do segmento;
  • A alfabetização na BNCC;
  • O trabalho com diferentes gêneros textuais nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental;
  • O ensino por meio do desenvolvimento de habilidades e competências;
  • As 10 competências gerais da Educação Básica e muito mais!

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